5 passos para elaborar uma apresentação profissional

Publicado por | Gestão de Pessoas

Apresentação da Reunião

Falar em público assusta muitas pessoas, principalmente quando elas sabem que estão sendo avaliadas pela qualidade de sua apresentação. Uma pesquisa feita pelo jornal Sunday Times apontou que 41% dos indivíduos têm mais medo de falar em público do que de morrer.

Por isso, é natural que aumente a procura por um curso de oratória, liderança e técnicas de apresentação em público. Afinal, a insegurança pode ser prejudicial para o futuro profissional. Porém, nem sempre é possível investir em aulas preparatórias. Pensando nisso, separamos algumas dicas de expressão corporal e como montar um material adequado.

Planejamento

O primeiro passo de qualquer trabalho é o planejamento. Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo e ter um objetivo definido. Além disso, você deve saber exatamente o tempo que terá para expor o seu material e qual é a estrutura do local.

Por exemplo: Não adianta se dedicar horas para fazer uma apresentação de slides explicativa e não poder usá-la. Portanto, certifique-se de todos os detalhes, incluindo a estrutura do local de apresentação.

Formato

Opte por uma apresentação clean e com os recursos gráficos necessários. Não adianta incluir ilustrações que não fazem sentido somente para ampliar o seu material. Além disso, escolha uma fonte adequada e mantenha o padrão em todos os slides, sem esquecer de usar um tamanho legível para todo o público que estiver assistindo. Não misture muitas cores e tente usar os tons que representam a identidade visual da marca que representa.

Escrita

Atenção com os erros de português. Leia mais de uma vez e peça para os seus amigos ou família revisarem para ver se encontram algum erro. Não coloque o que pretende falar nos slides! Acrescente tópicos e palavras-chaves para não desviar a atenção do público e deixar a apresentação cansativa.

Apresentação de projeto

Expressão corporal

Os seus movimentos no momento da apresentação dizem muito sobre o seu estado de espírito. Evite cruzar os braços, pois essa é uma reação de defesa. Assim como contrair os ombros pode passar uma certa insegurança. Procure manter um contato visual com as pessoas que estão assistindo você, pois essa atitude transmite credibilidade.

Cursos

Buscar conhecimento nas áreas em que você tem dificuldade é o primeiro passo para crescer profissionalmente. Além de conhecer pessoas de diversas áreas de atuação e aumentar o seu networking, você terá a oportunidade de aprender inúmeras técnicas com profissionais renomados. Por isso, invista em um curso de oratória ou em outra área de sua preferência.

A boa comunicação exige dedicação e mudança de atitude. Prepare-se e não confunda o seu medo de falar em público com o receio de errar em público. A preparação é o caminho mais curto e preciso para o êxito!

Post Colaborativo por Instituto Passadori


Last modified: 09/12/2017