Processos Gerenciais

Blog sobre gestão e processos gerenciais dentro das organizações

Motivar pessoas em tempos de crise

Motivar pessoas em tempos de criseO Brasil vive hoje um momento de incertezas, crise, demissões e escassez de oportunidades, em momentos assim é difícil manter a produtividade e motivação da equipe. Com a crescente desmobilização em diversos setores, um ambiente hostil e de preocupação começa a surgir dentro das organizações, à incerteza e o sentimento de “serei o próximo” toma conta de vários membros da equipe.

Certa vez escutei uma frase que me marcou e a mantenho comigo desde então, “os melhores nadadores pulam do barco primeiro”, agora encaixando esta frase no contexto atual proponho uma reflexão sobre o tema, como motivar uma equipe em um período de crise?

Continue lendo…

FacebookTwitterGoogle+LinkedIn

O CHA da Competência

Nos últimos anos tenho pesquisado muito (em pós e em estudos) sobre o tema “alto desempenho” nas organizações. Percebo que algumas pessoas tem certo encanto por esse tema, mas infelizmente para a maioria (digo isso como percepção e não como estatística) estão pouco se importando em dar o seu máximo nas organizações. Jack Welch chama esse de grupo dos 70%.

Mas comecei tocando nesse assunto para apresentar uma técnica de avaliação que pode ser aplicada facilmente em uma reunião de feedback. Chama-se o CHA da competência.

Continue lendo…

FacebookTwitterGoogle+LinkedIn

O dom da dedicação

A única coisa que separa um amador de um expert é a dedicação. Qualquer um pode ser um gênio se dedicar o tempo apropriado e manter o foco em se aprimorar. O melhor de tudo é saber que nunca é tarde.

Sempre ouço pessoas dizendo que não começam a aprender uma nova língua ou um instrumento musical porque deveriam ter iniciado mais cedo, quando crianças. Pior, escuto pessoas extremamente capazes dizendo que não têm talento natural para uma determinada atividade. Muito provavelmente essas pessoas estão enganadas e subestimam a própria capacidade. Se você tiver 30 anos e começar a aprender piano seriamente amanhã, chegará aos 50 anos de idade com 20 anos de prática e poderá ser um prodígio. Se começar com 50, aos 70, será um dos melhores pianistas da terceira idade. A idéia de que qualquer pessoa tem o potencial para se tornar um expert ou adquirir uma habilidade tem recebido cada vez mais fundamentos científicos.

Continue lendo…

FacebookTwitterGoogle+LinkedIn

25 segredos para ser um bom líder

25 segredos para ser um bom líderNesse momento, você precisa se transformar em um Líder e ter ao invés de subordinados, liderados que te respeitam pelo o que você é e faz e não pelo cargo que ocupa.

Somente assim você obterá resultados e poderá continuar almejando mais crescimento profissional.

Existem centenas de definições sobre o que é ser um Líder ou como se transformar em um.

Continue lendo…

FacebookTwitterGoogle+LinkedIn