O CHA da Competência

Publicado por | Destaque, Gestão de Pessoas

Competência CHA

Nos últimos anos tenho pesquisado muito (em pós e em estudos) sobre o tema “alto desempenho” nas organizações. Percebo que algumas pessoas tem certo encanto por esse tema, mas infelizmente para a maioria (digo isso como percepção e não como estatística) estão pouco se importando em dar o seu máximo nas organizações. Jack Welch chama esse de grupo dos 70%.

Mas comecei tocando nesse assunto para apresentar uma técnica de avaliação que pode ser aplicada facilmente em uma reunião de feedback. Chama-se o CHA da competência.

O que é o CHA da competência?

A descrição exata deste conceito nem sempre foi unanimidade entre os gestores, pois por se tratar de uma característica de comportamento humano, não existem critérios específicos que permita, por exemplo, fazer uma determinada comparação a um resultado.

CHA da Competência

O conceito de CHA expressa a partir de um ideograma, reunindo conhecimento, habilidade e atitude. Falarei sobre cada item mais adiante.

Conhecimento

Trata-se do know-how em um determinado assunto. É conhecimento, seja operacional ou técnico, que o indivíduo domina e o quanto esse conhecimento agrega no seu processo de trabalho.

Habilidade

Com porte desse conhecimento o indivíduo deverá saber aplicá-lo na prática, diariamente. Caso contrário é um conhecimento inútil.

Atitude

Nada é tão lamentável de ver aquele profissional brilhante vendo o trabalho (e a vida) passar. Atitude significa pró-atividade e iniciativa. É não esperar a bomba estourar para levar o problema aos gestores ou clientes. É resolver os conflitos da melhor maneira possível, repito, tomando a iniciativa.

CHA da competência deverá fazer parte da nossa rotina

Se me permite, gostaria de fazer uma reflexão com você. Quantas pessoas você conhece que leu 500 livros técnicos, mas na prática não aplica nada? Quantas pessoas com vasta energia e que querem fazer a coisa acontecer, mas sem qualquer embasamento técnico nessas aplicações? Quantas pessoas com uma habilidade incrível em aprender, mas que ficam esperando os desafios caírem no colo?

Para chegar ao alto desempenho é imprescindível entender este conceito e aplicar essa união na prática. Saiba que você estará à frente no mercado quando dominar um conhecimento específico, for capaz de aplicar esse conhecimento na prática, e principalmente, tiver a atitude necessária para produzir os resultados pactuados com sua organização ou no seus negócios.

Até o próximo artigo!


Last modified: 09/11/2017