Entrevista: Prof. Danillo Xavier Saes, sobre o EAD no Brasil

Publicado por | Entrevistas

Educação: a chave para o sucesso profissional

Com a informatização que a tecnologia nos disponibiliza, temos acompanhado nos últimos anos um forte crescimento e valorização dos cursos a distância no Brasil, em especial os cursos de graduação e pós-graduação. O blog Processos Gerenciais convidou o coordenador de Cursos EAD da Universidade UniCesumar, Prof. Danillo Xavier Saes, para comentar um pouco mais sobre esse crescimento. Confira!

Prof. Danillo Xavier Saes, coordenador de Cursos EAD UniCesumar.

Prof. Danillo Xavier Saes, coordenador de Cursos EAD UniCesumar.

De forma geral, como funciona a graduação no ensino a distancia (EAD)?
O funcionamento se dá por meio de tecnologias que possibilitem o acesso do acadêmico aos conteúdos curriculares do curso e também o acesso a Professores e Tutores, que transmitem o conhecimento relacionado às disciplinas e proporcionam o esclarecimento de dúvidas.

O aluno tem acesso a um sistema chamado de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através do qual ele acessa as aulas, materiais, solicita serviços acadêmicos, faz contato com Professores e Tutores, responde atividades, participa de fóruns, dentre outras funcionalidades.

A dinâmica do ensino a distância é bem intensa e proporciona ao acadêmico subsídios que promovam sua aprendizagem.

Quais são as estratégias para manter o aluno focado e motivado nessa modalidade?
Toda semana são ofertadas aos alunos Aulas ao Vivo, onde ele pode participar e interagir com o professor. Caso não assista ao vivo, a aula fica disponível para visualizar posteriormente, quantas vezes ele quiser. Além disso, toda aula o aluno precisa participar de um Fórum de Discussão e também realizar uma Atividade de Estudo. Tais ações proporcionam ao acadêmico a necessidade de participação, pois são formas de colocar em prática o conteúdo que foi estudado.

Além disso, os professores disponibilizam frequentemente materiais extras, que servem para que o aluno tenha disponível, complementos de conteúdo que podem auxiliá-lo em seus estudos. Aulas de resolução de exercícios, revisões, projetos de ensino, também são ações realizadas que proporcionam ao aluno mais contato com a metodologia e também com os conteúdos trabalhados nas disciplinas.

É muito importante que o acadêmico tenha consciência de ter disciplina de estudos. Mesmo sendo a distância, separar algumas horas por dia para dedicar aos estudos, leitura dos livros e materiais. Ações como essas, fazem uma grande diferença no aproveitamento acadêmico. É preciso se dedicar!

Como você vê o crescimento da educação a distância no Brasil?
Acredito que esse é um caminho sem volta. Com o passar do tempo, muitas disciplinas de cursos presenciais, que hoje são ofertadas através dos moldes tradicionais de ensino, passarão a ser oferecidas pela metodologia de EAD. Além disso, cada vez mais as pessoas almejam por facilidade de acesso a educação e flexibilidade para seus estudos, duas características que a educação a distância possui em seu gene.

A procura por cursos em EAD tem aumentado grandemente. Novos cursos ofertados, novos polos são abertos e, unidos a isso, uma gama imensa da população que tem o sonho de conquistar a realização de um curso superior, mas que não possuem acesso a educação, ou por falta de condições financeiras ou por situações geográficas que as impedem. Dessa forma, os cursos em EAD possuem um vasto campo com oportunidade de crescimento.

Quais os principais benefícios da educação a distância?
Flexibilidade. Hoje vivemos em um mundo de inúmeras atividades, horários de trabalho que muitas vezes não são rotineiros, compromissos profissionais que exigem viagens de negócios e outros fatores. O ensino a distância, como diz o ditado, “cai como uma luva” para pessoas com este perfil. A possibilidade de escolher o horário de estudo, assistir as aulas várias vezes, não ter um local fixo para realizar as atividades, proporciona ao aluno de EAD a possibilidade de adequar seus estudos em sua realidade. Claro que não podemos esquecer da necessidade que o acadêmico precisa ter em relação ao seu compromisso consigo mesmo, para que tenha disciplina de estudo de forma a realizar suas atividades relacionadas ao seu curso.

Além disso, o EAD proporciona inclusão social, pois através dessa metodologia, o acesso a educação alcança lugares onde a instalação de um Campus Presencial não seria possível. Sempre recebemos mensagens de alunos que agradecem o que a Unicesumar proporciona a eles, pelo fato de terem acesso a um curso de graduação que chega a lugares distantes e sempre zela pela qualidade.

Como o mercado de trabalho recebe esses estudantes do ensino a distância?
Todo tipo de mudança gera certo desconforto. Experimente trocar sua carteira de bolso, nesse momento, e perceba como isso incomoda. O surgimento de uma nova metodologia de ensino também causa essa sensação nas pessoas e nas empresas que receberão os profissionais para exercer suas funções organizacionais. Esse preconceito tem diminuído a cada dia e as empresas têm voltado seus olhares para os estudantes de EAD e observando que tal estudante possui um perfil diferenciado. O fato de ser estudante de ensino a distância demonstra que a pessoa é disciplinada, comprometida, dedicada. Tais características são importantes para um profissional que será contratado.

Outro ponto é a qualidade proporcionada pelos cursos. Esse quesito é fundamente para a EAD Unicesumar, pois faz parte de nossa Missão Institucional. Não é simplesmente transmitir informações. Mas, proporcionar ao acadêmico a possibilidade de que ele construa seu conhecimento através dos recursos que a Instituição, por meio de toda sua equipe, disponibiliza para ele.

O que a formação universitária e especializações faz de diferença na carreira profissional dos alunos?
Não basta surgir uma oportunidade se não tivermos condições, e competência, para agarrá-la.  O mercado de trabalho está carente de profissionais competentes. Vagas em aberto que não são preenchidas, pessoas que iniciam e desistem facilmente… são vários os pontos. A formação universitária proporciona ao estudante, além de aquisição de novos conhecimentos, a possibilidade de obter uma visão mais crítica do que está ao seu redor. É uma verdadeira formação. Hoje, não é possível ficar estagnado. É preciso buscar conhecimento constantemente para que nosso nível de empregabilidade esteja sempre elevado.

Todas as profissões exigem a qualificação. Como exemplo, vamos pensar em um Professor. Passa pela Especialização, ingressa em um Mestrado, posteriormente em um Doutorado e está em constante aperfeiçoamento. Além disso, participa de Congressos, capacitações, escreve artigos. É uma roda que não para, está em constante movimento, para que tenha sempre a sua porta aberta para boas oportunidades de trabalho. Quando a oportunidade chegar, ele terá condições e competência para assumi-la com tranquilidade.

A Unicesumar foi reconhecida como uma das melhores instituições em educação superior a distancia no Brasil. O que explica este sucesso?
O reconhecimento sempre acontece por um somatório de pequenos pontos que fazem a diferença. Assim, acredito que o principal fator que leva a Instituição ser reconhecida nacionalmente é através da qualidade proporcionada aos nossos acadêmicos. A equipe da EAD Unicesumar, do nosso Pró-Reitor aos nossos Tutores nos polos de apoio presenciais, é engajada em comprometida com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. De uma forma muito natural, isso reflete positivamente aos nossos mais de 35 mil alunos espalhados pelo Brasil, nos proporcionando a alegria de vê-los obtendo bons resultados durante seus estudos.

Danillo Xavier Saes
Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em andamento. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Unicesumar de Maringá (2000) e Pós-Graduado em Ambientes para Internet, pela mesma Instituição (2002). Especialista em Gestão Empresarial pelo Instituto Paranaense de Ensino (2007). Pós-Graduação em EAD e as Novas Tecnologias Educacionais pela Unicesumar, em andamento. Aluno não regular no Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na disciplina de Cultura de Consumo e Sociabilidade (2012). Atua como Professor Universitário e em Treinamentos Empresariais. Professor autor e formador da EAD Unicesumar desde 2008. Coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet na EAD Unicesumar desde 2012.


Last modified: 09/11/2017

  • Parabéns, Professor Danillo! A qualidade da Unicesumar se deve também a professores competentes e comprometidos com o que fazem, assim como você.

  • Manoel

    Excelente entrevista 

  • Marli APARECIDA gomes

    Professor, me responda porque não teve nota na minha primeira atividade? se está respondida no prazo me ajude por favor.Agradecida.