Conheça os financiamentos e as linhas de crédito exclusivas para MPE

Publicado por | Gestão Empresarial

Comportamento

Com o passar do tempo o empresário de um pequeno negócio percebe que sua empresa precisa de um “incentivo” (financiamentos) a mais para crescer, e é ai que entram as famosas linhas de crédito ou formas de financiamento para MPE.

Mas antes de utilizar uma linha de crédito, é necessário avaliar a real necessidade de se tomar este empréstimo, pois por mais que ele represente um investimento, deve ter suas consequências analisadas com cuidado.

Para saber com precisão se necessita ou não de financiamento para seu negócio, o empresário deve questionar:

Por que existe a necessidade do financiamento?

Primeira coisa, o empresário deve compreender os motivos que o levaram a buscar financiamento. Para tanto é aconselhável que ele desenvolva um plano de negócios, de modo a orientá-lo gerencialmente na decisão do investimento.

É preciso mensurar quais os valores dos investimentos fixos e de capital de giro bem como a origem e aplicação dos recursos.

É importante citar que um plano de negócio bem elaborado não garante a liberação de recursos pelo agente financeiro. Este também pode depender de outros fatores como histórico comercial, volume de vendas, relacionamento com o banco, dentre outros.

De quanto precisa?

O empresário deve definir corretamente qual o montante de recursos que sua empresa efetivamente necessita. Para saber o montante de recursos é fundamental descrever máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios nos quais vai investir e quais os seus respectivos preços.

Como pagar o empréstimo?

O empresário deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se existem recursos suficientes para amortizar a dívida a ser contraída.

É necessário verificar ainda se o financiamento visa à ampliação de seu negócio e incrementa sua lucratividade, de forma a cobrir a amortização das parcelas do empréstimo.

BNDES

Para o empresário que deseja ampliar seu negócio através de financiamento, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social possui linhas de crédito diversificadas.

O objetivo do BNDES – http://www.bndes.gov.br/ – é financiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Brasil, com incentivo à inovação, ao desenvolvimento local e regional e a preservação do meio ambiente.

Assim, este objetivo conceitual se aplica no desafio de apoiar os pequenos negócios por meio de dois tipos de linhas de crédito:

Diretas: diretamente com o BNDES

Indiretas: com instituições financeiras credenciadas pelo BNDES.

Antes de contratar um empréstimo é preciso analisar sua viabilidade e real necessidade.

Decisão tomada é hora de partir para os pormenores e um deles e saber exatamente em que categoria sua empresa se enquadra. Com esta definição o empresário poderá optar por contratar diretamente com o BNDES e precisará:

  • Estar em dia com as obrigações fiscais e previdenciárias;
  • Cumprir a Legislação Ambiental;
  • Não estar em regime de recuperação de crédito.
  • Já para contratar com um de seus agentes financeiros o empresário precisará:
  • Apresentar cadastro satisfatório;
  • Comprovar capacidade de pagamento;
  • Apresentar garantias (normas do Banco Central).

Para decidir em que órgão ou agente financeiro o empresário buscará apoio para o seu crescimento ele pode pesquisar qual o foco de apoio de cada um. No caso do BNDES, algumas possibilidades são:

  • Máquinas e equipamentos – BNDES Automático;
  • Projetos de investimento – BNDES Finame, BNDES PSI;
  • Capital de giro – BNDES Progeren;
  • Além da ferramenta “Cartão BNDES”.

Os agentes financeiros credenciados são inúmeros e para o empresário que deseja contratar indiretamente os passos são:

  • Dirigir-se à instituição financeira credenciada de sua preferência;
  • Apresentação da documentação necessária, análise da possibilidade de concessão do crédito, negociação das garantias e aprovação da operação;
  • Homologação da operação e liberação dos recursos.

Para conhecer os agentes financeiros credenciados e saber mais informações, você poderá fazer download da apresentação do BNDES na página do BNDS, www.bndes.gov.br.

Banco do Brasil

O mercado dos pequenos negócios no mundo cresce em ritmo acelerado. Para ter uma ideia de sua importância, nos Estados Unidos eles são responsáveis por 50% do PIB nacional, na China por 60% e no Brasil já chegaram à casa dos 21%, afirma Augusto Athayde, Assessor de Mercado do Banco do Brasil.

Ainda dentro deste cenário é possível mensurar que de todas as empresas abertas no país, 99% são MPE que juntas empregam 52% dos colaboradores formais brasileiros. Números que despertam o empresário para o desenvolvimento do mercado, da concorrência e consequentemente da sua necessidade de crescimento.

Para crescer é preciso investir. Uma vez decidido pelo “sim”, existem diversas instituições financeiras dispostas a oferecer linhas de crédito na medida para cada micro ou pequeno empresário.

O Banco do Brasil é um desses agentes. Como diferencial, o BB oferece o Portal MPE com canais específicos para o empresário e plataformas que contam com a mobilidade através de Ipads, Iphones, Smartphones com Android e outros. Esse portal tem como característica:

  • Conteúdo desenvolvido exclusivamente para pequenos negócios;
  • Ambiente interativo, com disponibilização de simuladores de empréstimos, índices e cotações;
  • Disponibilização de material informativo e de capacitação empresarial.

O BB oferece linhas de crédito especializadas em “Investimentos” como: Finame Empresarial, FAT Turismo, Cartão BNDES e Proger. E em “Capital de Giro”, com o: BNDES Capital de Giro Progeren, BB Giro Décimo Terceiro Salário, BB Giro Empresa Flex, Ourocard Empresarial, dentre outros.

BB Giro Flex Fornecedor

Para os empresários que já possuem negócios com o governo, vale destacar o BB Giro Flex Fornecedor, crédito para os fornecedores de entes públicos.

É linha de crédito para apoiar o fluxo de caixa da sua empresa. Podem ser antecipados os créditos oriundos de contratos de fornecimento de bens e/ou serviços a entes públicos conveniados com o Banco do Brasil. As principais vantagens são:

  • Liberações diretamente na conta corrente da sua empresa;
  • Pagamento em até 24 meses, observado o fluxo de pagamentos estabelecido;
  • Antecipação de até 100% do valor do fornecimento e/ou do serviço prestado;
  • Não necessita de garantias adicionais: a garantia é a cessão dos créditos a receber do ente público.


Last modified: 09/11/2017

  • Bem bacana seu artigo, valeu! =)

  • Elena Camacho

    Oi a todos aqui sou deputada Camacho disse é verdade, embora eu não possa conhecê-la eu experimentei em primeira mão também. Foi esta organização chamada empresa empréstimo Stella Rene (SRLF) que realmente me ajudou a pagar minhas contas médicas quando eu estava precisando de dinheiro, porque eu sou uma viúva. Um amigo meu também me dirigido a eles. quando eu estava prestes a fazer uma grande operação e eu não tinha dinheiro na época, eles vieram em meu socorro e em menos de 40 minutos, eu tenho o meu empréstimo. Mas, para dizer a verdade, eu estava nervoso e com medo no início, porque eu tenho sido enganado duas vezes. Mas quando eu convocou-se de coragem e siga suas políticas de empréstimo junto com meus amigos conselho, no final eu me vi sorrindo. Se não fosse por eles, talvez eu teria sido morto. Eu mesmo tomaram outro empréstimo a partir deles começar o meu negócio depois da minha recuperação, que eu também estou pagando para trás agora. Obrigado.

    Elena Camacho