Marketplace – definição e conceito

Publicado por | Gestão de Marketing

O marketplace por definição é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa “mercado” e place, que significa “lugar”. O mercado pode acontecer em um espaço físico ou em um espaço virtual.

Como funciona o marketplace?

A proposta do marketplace não é nenhuma novidade. Trata-se de um modelo de negócios para auxiliar os interessados, que não possuem um site, por exemplo, ou não sabem por onde começar. Eles podem ser divididos por nichos específicos ou envolver uma grande plataforma. Podem realizar desde leilões pela internet até venda de produtos novos e usados. A especialização e o público-alvo dependem da criatividade do dono do marketplace.

O marketplace no mundo digital

Uma nova tendência de marketplace está voltada para o comércio virtual, conhecido também como e-marketplace.

Como o próprio nome diz, esta modalidade de marketplace é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a internet.

O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra, entre outras ações.

Através do e-marketplace os negócios podem ser feitos por:

  • Empresas para Empresas (B2B – Business to Business)
  • Empresas para Consumidores (B2C – Business to Consumer)
  • Consumidores para Consumidores (C2C – Consumer to Consumer)
  • Empresas para Governo (B2G – Business to Government)
  • Governo para Cidadão (G2C – Government to Citizen)

Pelo Brasil afora existem muitos empreendedores que estão tirando bons proveitos deste modelo de negócios, embora não entendam (ainda) todas as possibilidades e o poder que tem a internet.

Até o próximo artigo!


Last modified: 09/06/2017