Você sabe a diferença entre mentoring e coaching?

Publicado por | Gestão Empresarial

Coaching e Mentoring

Coaching é um processo de aceleração de resultados que incide no desenvolvimento de capacidades e competências para o alcance de resultados planejados. Para serem alcançados com êxito alguns ingredientes são fundamentais tal qual empenho, foco e ações efetivas por parte do interessado.

O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”. Nas sessões e encontros, o Coach apoia e orienta através de técnicas poderosas seu cliente (ou coachee) a sair do estado atual para o estado desejado, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré-determinado.

Diferente de um mentor um coach não precisa necessariamente ter experiência na área de atuação de seu cliente e tão pouco aconselha ou dá as soluções diretas para seus problemas. O  coach é um profissional capacitado que auxilia no processo de autoconhecimento fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o cliente tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, sejam eles profissionais ou pessoais, valores e principalmente de sua finalidade (ou missão) de vida.

O que é Mentoring?

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional normalmente mais experiente orienta e compartilha seu conhecimento com pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito profissional até o pessoal.

Ao contrário do coaching, no mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois esta orientação é dada de acordo com a evolução do tutorado. No mentoring esse prazo pode ser estendido até que o cliente tenha os conhecimentos e adquira experiências para que esteja apto a ter o controle de sua carreira de forma independente. A meta em comum é sair do estado atual para o estado desejado.

Aplicando Mentoring nas empresas

Iniciar um programa de mentoring dentro de uma empresa não exige muita complexidade, porém é fundamental que a organização tenha líderes bem preparados e focados em desenvolver pessoas. Geralmente, líderes com perfil coach e satisfatoriamente pacientes podem se tornar excelentes mentores.

Atualmente muitas empresas têm programas estruturados e aplicações variadas para a ferramenta, atingido constantemente resultados de excelência com esta iniciativa. Tudo isso em custo muito abaixo do mercado.


Last modified: 09/11/2017

  • muito bom seu conteudo parabens recomendo a todos e aguardo mais