Motivar pessoas em tempos de crise

Publicado por | Gestão de Pessoas

Networking: como fazer uma boa rede de relacionamento

O Brasil vive hoje um momento de incertezas, crise, demissões e escassez de oportunidades, em momentos assim é difícil manter a produtividade e motivação da equipe. Com a crescente desmobilização em diversos setores, um ambiente hostil e de preocupação começa a surgir dentro das organizações, à incerteza e o sentimento de “serei o próximo” toma conta de vários membros da equipe.

Certa vez escutei uma frase que me marcou e a mantenho comigo desde então, “os melhores nadadores pulam do barco primeiro”, agora encaixando esta frase no contexto atual proponho uma reflexão sobre o tema, como motivar uma equipe em um período de crise?

Instaurado o processo de cortes é natural que se crie um ambiente de preocupação e distração, a tensão de não saber o dia de amanhã acaba tomando conta, é como em um incêndio, um pequeno foco pode ir se espalhando gerando novos focos e ampliando a destruição. No meio deste incêndio existem aquelas peças que são diferenciadas dentro de uma organização “os melhores nadadores”, e até eles são abalados por este ambiente, mesmo que a organização não pense em desmobilizá-los, mas o ambiente criado gera conversas paralelas sobre demissões e como diz a frase, aqueles que estão melhor preparados tem mais chances de sobreviver e iniciam por conta a buscar um novo “barco”, abandonando projetos por conta de rumores que nem sempre são verdadeiros.

E agora gestor, o que fazer? Nestas horas o melhor a ser feito é falar a verdade para o time, sempre, se existe possibilidade de mais demissões seja verdadeiro, não crie falsas expectativas, a lealdade é algo difícil de obter e fácil de perder e mentiras são como um jato propulsor para isso. Reúna seu time e seja verdadeiro explique o momento elimine qualquer dúvida, trace em conjunto uma estratégia para o momento.

Recrute seus profissionais novamente invista em projetos internos para mantê-los na organização e motivados. Lembre-se que mesmo na crise existem contratações, não perca seus nadadores por negligência de informações.

Manter profissionais empenhados em momentos como este é uma tarefa árdua que vai exigir um grande esforço do gestor, toda sua habilidade de comunicação, empatia e liderança serão testados neste momento, não se desespere, mantenha o foco e esteja sempre um passo a frente, seja verdadeiro, motive o time, motive-se não se deixe abater pois esta fase vai passar pode ter certeza.


Last modified: 09/12/2017