PMCD Framework – Competências em Gerenciamento de Projetos

Publicado por | Gerenciamento de Projetos

PMCD Framework

Se pudermos definir o conceito de competência em gerenciamento de projetos, podemos encarar como a capacidade comprovada de conduzir as atividades gerenciais e alcançar os resultados esperados nos projetos.

O PMCD Framework foi desenvolvido para proporcionar tanto a pessoas, quanto a organizações, um roteiro de como avaliar, planejar e gerenciar o desenvolvimento profissional de um gerente de projetos.

Mas o que é o PMCD Framework?

PMCD-FrameworkO Project Manager Competence Development (cuja sigla PMCD) Framework, assim como o PMBOK é um padrão do PMI. Apesar de não tão conhecido, é tão importante quanto. O PMCD Framework é desenvolvido dentro dos mesmos princípios de participação aberta e de consenso, que lhe conferem igual qualidade e credibilidade.

O PMCD Framework proporciona uma estrutura para a definição, avaliação e de competências em gerenciamento de projetos baseada na premissa de que competências tem um efeito direto em (alto) desempenho.

Qual é a relação do PMCD com a certificação PMP?

O PMCD Framework , assim como o PMBOK e o Código de Ética do PMI, é igualmente referências utilizadas no PMP Examination Specification. Inclusive, o formulário de candidatura à PMP (partes II e III) é desenhado para que o candidato reporte a sua experiência prática de forma alinhada com os critérios de desempenho do PMCD Framework.

O PMCD Framework identifica e descreve as competências necessárias para aplicar o conhecimento obtido através do PMBOK.

Qual o conteúdo do PMCD Framework?

O PMCD aborda dois conjuntos de competências, para cada um deles são apresentados elementos de competências, critérios de desempenho e evidências que constituem esse padrão.

A primeira é competências de atuação gerencial. Tais competências referem-se às ações e resultados. Já a segunda chama-se competências pessoais, e está relacionado aos comportamentos e atitudes adequadas a uma atuação bem sucedida dentro de um projeto.

Além de conhecer, você encontrará no PMCD Framework um capítulo inteirinho dedicado a orientá-lo sobre a avaliação e o planejamento de desenvolvimento de suas competências.

Além disso, ele prove uma visão geral das habilidades e comportamentos que alguém precisaria ter para desenvolver competências como gerente de projetos.

Para conheça mais o PMCD Framework, recomendamos a leitura no próprio site do PMI (www.pmi.org).

Até a próxima!


Last modified: 09/12/2017