O profissional de Marketing

Publicado por | Gestão de Marketing

Profissional de Marketing

O profissional de Marketing, ou o famoso “marqueteiro”, é o profissional que tem por objetivo facilitar e promover a imagem e as vendas de uma empresa. Boa parte de seu trabalho é dedicado a elaboração de estratégias para aumentar a venda de produtos e serviços, realizar pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentar o alcance e melhorar a imagem de algumas marcas, bem como estabelecer o público- alvo e sugerir preços.

O profissional de Marketing está diretamente envolvido com a administração do Marketing, na qual engloba análise, planejamento, implantação e controle de programas destinados a elevar trocas desejadas, se baseando na adaptação e na coordenação do produto, preço, promoção, e local de venda para alcançar os objetivos propostos.

O perfil do profissional de Marketing

Para ser um profissional de marketing são necessários conhecimentos aprofundados do mercado nacional e muitas vezes internacional, além de aplicar conceitos da economia, comércio exterior e principalmente, administração. Também é imprescindível se manter informado das atualidades e dos acontecimentos principalmente relacionados a tecnologia, onde há mudanças absurdas em pouco tempo.

Áreas de atuação e especialidades

O profissional de Marketing tem um campo vasto em diversas áreas. O Marketing estratégico corresponde ao processo anterior à produção do produto, ou seja, o estudo do mercado, estratégias de venda, a concepção do produto, etc. O Marketing Operacional é o trabalho do profissional posterior à produção, que corresponde à elaboração da campanha, das técnicas de vendas utilizadas e do meio de comunicação mais adequado.

O profissional de Marketing elabora pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas

O profissional de Marketing elabora pesquisas de mercado e estratégias para aumentar as vendas

Principais áreas do Marketing

Atualmente, o Marketing tem se dividido muito em áreas especificas, com o objetivo de atingir o público certo das ações de vendas e comunicação, como:

Marketing Digital: são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar através principalmente da Internet, telefonia móvel e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos. Atualmente é uma das mais poderosas áreas de marketing.

Marketing Esportivo: é um segmento do marketing promocional que trabalha com o esporte, e atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa. Esse profissional trabalha com a seleção dos eventos, atletas, equipes, calendários esportivos, contratos de endorsement (testemunhal de atletas), compra de espaços de mídia em eventos esportivos, etc.

Marketing Político: esse segmento do marketing trabalha com a imagem pública, seja na promoção de um candidato às eleições, de um partido político, das ações e programas governamentais e do próprio governo.

Marketing Social: consiste na adoção de princípios e técnicas para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social e conscientizar a população, com o objetivo de atenuar ou eliminar as carências principalmente de higiene, saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

Marketing Cultural: consiste na associação de alguma marca ou empresa à projetos culturais. Atualmente este setor está em alta, devido ao crescente aumento da importância dada pela população à cultura, a marca que está associada a projetos culturais é bem vista no meio social.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de marketing é amplo e tem crescido muito, isso devido a enorme quantidade de produtos e serviços que invade a mídia e o mercado, assim o trabalho desse profissional é elaborar estratégias e táticas para destacar o produto que ele representa.

Essa concorrência entre produtos e serviços também é produtiva para o consumidor, que ganha com a melhoria das campanhas publicitárias e com a maior preocupação dos profissionais de marketing em satisfazer as necessidades do público-alvo.

Para se destacar no mercado de trabalho é necessário que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e pós-graduação. Manter-se informado sobre as atualidades e questões cotidianas também é importante, além do domínio de um idioma estrangeiro.

Atualmente, áreas que estão em alta são as do Marketing digital e do Marketing político, onde há muitas oportunidades de negócios além de grandes investimentos.


Last modified: 09/11/2017