Marketing: A importância de monitorar tendência de mercado

Publicado por | Gestão de Marketing

Profissional de Marketing

A tendência de mercado segue um conceito de força e durabilidade através uma sequencia e direcionamento de eventos. Isso significa que o estudo dessa tendência revela como será o futuro, prevendo com certa dose de acerto as necessidades e os novos desejos do consumidor.

Através de um estudo minucioso, as empresas antecipam as tendências já existentes ou latentes do consumidor por meio da oferta de produtos e serviços. Com base nisso podemos afirmar que o estudo de tendências é uma ciência proativa, pois vai de encontro ao mercado e não o contrário.

A equipe de marketing bem alinhada com tais tendências permite chegar antes da concorrência, o que pode significar uma fatia grande do mercado.

Mas a correta leitura do mercado deverá ser extraída de uma forma externa, isto é, de fora pra dentro da organização. É inviável rastrear tendências olhando para dentro da empresa.

Cabe ressaltar que a dinâmica do mercado atualmente é muito complexa e veloz. Por isso o profissional de marketing deve estar muito mais atento aos sinais do mercado e as tendências que influenciarão a forma como os consumidores irão se relacionar com as marcas e seus produtos e serviços, isso em futuro próximo.

Entre as diversas tendências destaco algumas de suma importância no mercado e que estão em constante evolução:

Bem estar e cuidados com o corpo: dados indicam que as pessoas, por influencia da vasta informação, estão vivendo mais. Mudança no padrão de vida, alimentação e cuidados com o corpo nunca foram tão comentados.

Grupos: por culpa de internet e redes sociais as pessoas sentem necessidade de associar a grupos específicos.

Segurança: redes de proteção pessoal, proteção de condomínio, etc., formam um encapsulamento e abrigos de um mundo caótico.

Responsabilidade social: desejo de tornar a sociedade mais responsável, ética e menos corrupta. Ainda por influência da informação, os jovens estão muito atentos e críticos.

Por isso, cabe definitivamente ao profissional de marketing monitorar da melhor forma as tendências e forças do mercado.  E não só isso, interpretá-la e definir boas estratégias que atendam as necessidades e os desejos do consumidor.


Last modified: 09/11/2017